3.1.08

Fedora

Ah... como eu odeio modismos... brinco gigante numa só orelha, mega-plataforma de madeira torneada, LEGGING, cabelo da Victoria Beckham, por aí. Aliás, modismos e modinhas são tema recorrente por estas plagas. Agora, se há algo mais detestável que modismos, são modismos que-já-dataram-há-anos-luz no mundo e só então chegam nesta região do país.

O amigo André encantou-se pela moda dos malditos chapéus-fedora, hit (re)lançado há coisa de dois anos (ou até mais) pelo carismático e legítimo fazedor de moda Justin Timberlake. Ok.


Só que o André não sabe disso - foi passar o Réveillon numa praia gaúcha e, como é de praxe, voltou se achando muito fashion observer. "A moda agora é usar camisa listrada e um chapéu meio desabado na cabeça", lançou o cabeludo. Não pude deixar de imaginá-lo com o ridículo acessório no meio da vasta cabeleira de R$ 3 mil.
Vamos então analisar a proliferação da maldita moda do chapéu fedora.
De acordo com o oráculo Wikipédia, Fedora é um tipo de chapéu ordinariamente em feltro, fabricado no formato do chapéu Panamá, e que fez grande sucesso no século XX, a partir dos anos 20 (vejam só).
O porquê do nome? A Wiki também tem a resposta! Fedora é um nome feminino russo, versão local para Teodora - e que foi tornado popular na peça teatral Fédora, de Victorien Sardou, feita para Sarah Bernhardt - e depois vertida em ópera, em 1898 - grande sucesso no começo do século XX.
Chega de história. Quando Justin lançou, em 1996, o CD Future Sex Love Sound (eu não curto Justin, só o considero uma grande personalidade), lançou também a moda do chapeuzinho arriado de banda.
Meses depois, no Brasil, a boa-moça-de-família Júnior Lima passou a freqüentar a noite a bordo de um exemplar do gênero (jurando que fazia a linha Justin, há!). Mais muitos meses depois, um maldito Big Brother - que, não à toa, ganhou o apelido de Justin - também posava para as câmeras com um fedora (imitação baratérrima do camelox).
Quaaaase mais um ano depois (e atualmente), e voilá! O fedora aporta em terras sul-brasileiras. Meu novo amigo, Guilherme, disse que o acessório bombou na cabeça dos "mais descolados", em Laguna. E, nas mãos, o hit era uma garrafa pet cortada ao meio cheia de caipirinha de cerveja. Argh...

3 comentários:

Lidia De Giuseppe disse...

Oie, tudo bom??
Hahaha te entendo bem e por falar em modinhas e modismo, vc poderia pesquisar de onde raios surgiu a da rasteirinha??
Sério, moro no Rio/ capital, estou começando como produtora de Moda, e graduanda em Fotografia e putz não consigo engoli-las, rs.

meu e-mail: lidiadegiuseppe@hotmail.com
orkut: Lidia De Giuseppe
meu blog tá beem desatualizado :T

bjos!

michael watt disse...

caro amigo, muito antes do desqualificado do justin timberlake usar chapeu fedora, ja jason K(jamiroquai) os usava...
justin T é so uma marioneta das majors. se elas o mandarem vestir toulle e sabrinas ele veste!! lololol

é irritante, essas modinhas repentinas...mas ainda mais irritante é escolhermos algo diferente pra incorporar no nosso estilo proprio e passados dois meses alguem tornar isso em mais uma "modinha" etda gente ficar dizendo...hey mike agora ja andas a acompanhar a moda?! grrrrr k raiva isso!!
aqui em portugal ninguem usava gravata rosa choque ou vermelho puro...certo dia eu enkontei-as em londres...adorei comprei e começei a usar em portugal...passados dois meses rebentou a "modinha" e hj em dia, os pivots do noticiario, o primeiro ministro e varias imagens publicas usam!! e toda gente me aborda com a mesma conversinha d merda... "mike tas a imitar o primeiro ministro?" grrrrrrrrr

kal-el disse...

Sabe o que é irritante pra caramba?
É justamente vcs comentando que as modinhas são um saco de aguentar.
Eu simplesmente acho desastroso todo mundo comentando a mesma coisa.