24.9.07

Regras de etiqueta para o mundo virtual

Ah, a internet e os constrangimentos que tanto nos proporciona... Tá pra nascer o sujeito que, desde os tempos imemoriais do e-mail (épocas em que Zipmail era rei), ainda não tenha pago um bom miquinho enviando mensagem para a pessoa indevida; excluindo aquele mala-sem-alça do messenger sem muito tato; deixando scraps mal-criados e desaforados no Orkut ou, pior, postando fotos comprometedoras e só depois vê-las parar em comunidades como o Vergonha Alheia ou pior, no Kibe Loco.

E se todo mundo tem uma boa gafe internética pra contar, o que dizer de quando somos nós as vítimas desta gafe? Exemplinho: você que tem mais de 50 amigos no site de relacionamentos Orkut e que, paralelo a isso, preza por um texto caprichado e bem escrito já deve ter passado pela saia justa de receber um scrap ou mesmo um depoimento (testimonial) com garatujas digitadas em idioma incompreensível.

O que fazer? Afinal de contas, recusar a homenagem feita pelo coleguinha com quem você cruzou duas ou três vezes na academia ou deletar as honrarias escritas com o suor do rosto da moça que você conhece do balcão da padaria ou da locadora não é nada simpático. Seu contato (desconhecido) de Orkut passou trabalho pensando em você e em suas inúmeras qualidades (as quais, mesmo que raras, ele não teve chance de conhecer) para deixar uma marca em sua página, vista e revista diariamente por tantos e tantos admiradores (assumidos ou mesmo secretos, que a Bina do Orkut não me deixa mentir).

Quer uma dica? Aceite. Aceite e peça praquele amigo metido a poeta e/ou escritor que, em seguida, lhe escreva um mega testemunho (mesmo que falso e forçado, vá lá) para ocultar ou eclipsar o vexame que a sobrinha de 13 anos daquela amiga de colégio ou o filho do porteiro do prédio lhe fez passar. Tudo para manter sua imagem intacta.

Você também pode ser mais cara de pau e dar umas dicas preciosas para os analfabetos funcionais que habitam seu Orkut, condenando os miguxismos e o internetês, por exemplo (o que já seria fantástico).

Modelito - Agora, caso você se enquadre no outro lado da história e escrever uma lista de compras lhe parece um martírio, vamos facilitar-lhe a vida. Simplérrimo. Não sabe escrever, basta seguir o "molde para depoimentos no Orkut". Fácil, rápido, barato e nada cansativo (embora a fórmula já tenha sido desenvolvida e descoberta por 70% dos usuários deste universo paralelo). Assim, ó:
"O que dizer de ________________ (preencher com o nome do homenageado)? Amiga (o) para todas as horas, esta pessoa (aí entra ou o nome, de novo; ou o apelido ou expressões como "criatura" ou "filho da puta") já fez muita festa/ tomou muitos porres/ participou de muitas orgias/ dançou muito na boquinha da garrafa/ qualquer coisa que o homenageado certamente não costuma sair revelando por aí. Cara (ou gata, ou linda, ou bródi), te considero pra caramba. (E pra concluir): Te doluuuuuuuuu!". Viu como é fácil?

Nenhum comentário: