28.6.07

Anti-revival

Algumas pessoas insistem em se prender ao passado, em reviver momentos felizes ad infinutum, eternamente, just for fun. Para estas, dá-se a impressão de que só o "antes" é que era bom. E o agora? Exemplo básico é obtido através de um zapping pelo Orkut. A quantidade exorbitante de comunidades convocando antigas turmas de faculdade, de colégio, de ginásio, de infância e adolescência e afins impressiona. Certo dia uma grande amiga revelou-me estar aborrecida com a pressão sofrida por ex-colegas de faculdade. Eles exigiam que ela entrasse em uma comunidade no Orkut do tipo "formandos de Engenharia Quântica 1986-B" (não é este o curso nem este o ano, que não sou boba nem nada). "Aí um sujeito chegou pra mim e perguntou se eu não sentia saudades daquele tempo, das conversas nos corredores, das festinhas pra arrecadar grana pra festa de formatura, das professoras mais imbecis e etecétera. Fui sincera e disse que não, para ultraje e fúria do garoto. Dane-se", relatou minha amiga, que, para "não ficar chato", acabou, sim, aderindo à tal comunidade (hahaha).
Quando entrei no Orkut, realmente me impressionei com a possibilidade real de encontrar gente interessante que fez parte de minha vida. E encontrei. Mas, desde quando meu mundinho ficou mais emocionante, vibrante e cheio de perspectivas com isso? Na verdade, nada mudou: soube do paradeiro de uma série de pessoas outrora queridas, reatei pouquíssimas (e boas) amizades (né, Cris F?) e continuei tocando minha pacata e civilizada vidinha de moça interiorana. Pelo Orkut, meus scraps só vão para três ou quatro amigos, com quem me encontro praticamente TODOS os dias (com exceção do fofucho do John, de quem não vejo a cor há anos). Meus momentos revivals de nada me adiantaram, e aí morreu o Neves (como diz Caê boy que, não à toa, cometeu orkuticídio aos três meses de vida virtual).
Os que gemem de prazer em reviver o passado ostensivamente, que vivem na expectativa de reaver aquela coleguinha da 5ª A, que não esquecem jamás do namoradinho do primeiro ano de faculdade, estes precisam urgentemente de uma vida. Porque a deles já passou...

P.S.: não, eu não irei cometer orkuticídio. Aquilo lá tá cheio de coisa legal - e sem relação com momentos revival, thanks god.
P.S.2: devo citar também um outro tipo de comunidade que me angustia: as auto-promovedoras. Sim, as que dizem coisas do tipo "Sou ruiva e poderosa", "Tenho cintura de pilão", "Sou gostosa, morra de inveja", "Eu sou mais eu", "Ninguém bate as capricornianas", e afins. Se estou sendo muito radical? Talvez. Mas, se você se acha gostoso ou boazuda, guarde isso pra si mesmo. Até porque, se for verdade, os outros vão perceber, pode ter certeza. E sem que você precise avisar...

Nenhum comentário: